quarta-feira, 2 de julho de 2008

Serviços de design de interiores

foto:reprodução
CONTRATAR UM DESIGN DE INTERIORES, NEM SEMPRE SIGNIFICA
ENTREGAR SUA CASA NAS MÃOS DELE, E SÓ APARECER QUANDO TUDO
ESTIVER PRONTO. VEJA O QUE ESSE PROFISSIONAL TEM A OFERECER.

PRIMEIRA PERGUNTA É: Quem contratar? Antes de mais nada, consulte revistas especializadas, visite mostra de decoração e anote indicações dos amigos que já recorreram e esse profissional. Enquanto estiver se dedicando a essa procura, tente observar os ambientes de uma maneira global: a composição, o clima, a harmonia. Isso não quer dizer que você não deva ligar nos detalhes, apenas que não são eles que lhe indicarão o design de interiores.

ESCOLHA O NOME: Marque uma entrevista. O mais comum é que esse encontro inicial seja cobrado, mas não descarte ninguém antes de estabelecer um primeiro contato, achando que será caro demais. Isso você só vai saber perguntando.

EXPONHA SUAS EXPECTATIVAS: você quer um projeto complexo, com arquitetura de interiores ? Isso inclui localização dos pontos de hidráulica e de elétrica, indicação de materiais de revestimento e de acabamento, forros e pisos, desenho de mobiliário, iluminação e detalhes finais: tais como escolhas de cortinas e persianas, de tapetes e colocação de quadros por exemplo.
Geralmente isso é cobrado por metro quadrado; mas também o designer de interiores pode fazer à sua maneira, em acordo com o cliente.
Para que ele acompanhe a execução do trabalho - recurso que, muitas vezes, garante um resultado mais fiel ao desenho e as especificações técnicas - ele cobrará uma taxa de administração entre 10e 25% sobre o custo da obra.

MAS, SE VOCÊ PRECISA resolver apenas um - ou alguns- dos itens descritos acima, como pedir uma opnião quanto ao tecido mais adequado para a cortina da sala, esse tipo de consultoria também é oferecido. Na lista dos serviços contam tarefas variadissímas. Pode ser, por exemplo, o desenho de um móvel especial , a iluminação de um único ambiente, ( ou em toda casa ), a redistribuição dos móveis que você já tem ou, simplesmemte, uma assessoria na compra de um determinado item: de um sofá a uma obra de arte. O usual, , nesse caso, é que se cobre por hora. O importante em qualquer situação, é que a sintonia com o profissional seja a melhor possível.

E LEMBRE-SE, de que não há regras muito rígidas para prestação de serviços. Mesmo que, de uma forma geral, os critérios descritos aqui sejam parâmetros; o designer de interiores tem seus próprios métodos e honorários. E é conversando que as pessoa se entendem.

OS DESIGNERES DE INTERIORES , E OS ARQUITETOS,
SÃO OBVIAMENTE, FORMADOS PELAS UNIVERSSIDADES.
OS DESIGNERES DE INTERIORES, SÃO PROFISSIONAIS QUE
PASSARAM POR MUITAS HORAS DE ESTUDO, PARA PODER
EXERCER SUA PROFISSÃO.
O CURSO É OFERECIDO EM VÁRIAS UNIVERSSIDADES E
REGULARIZADO PELO " MEC ", QUE EXIGE CARGA
HORÁRIA DE 800 HORAS , NO MÍNIMO, PARA QUE
O PROFISSIONAL SEJA CONSIDERADO TÉCNICO EM
DECORAÇÃO.

FORMADOS PELAS UNIVERSSIDADES.
O DESIGNERES DE INTERIORES É UM PROFISSIONAL QUE PASSOU POR MUITAS HORAS DE ESTUDO PARA EXERCER SUA PROFISSÃO.
O CURSO É OFERECIDO EM VÁRIAS FACULDADES BRASILEIRAS, REGULAMENTADAS PELO MEC, EXIGE CARGA MÍNIMA DE 800 HORAS PARA QUE O PROFISSIONAL SEJA CONSIDERADO TÉCNICO EM DECORAÇÃO.

Nenhum comentário: