terça-feira, 15 de julho de 2008

"CAMPANAS"- PORQUE ELES SE PERMITEM...........




Enrolar panos, inventar nós, colocar papéis picados e tintas na massa que irá formar painéis, traduzir favelas, utilizar materiais impenssados de casca de coco aos galhos de jabuticabeira e os restos de qualquer tipo ____ experimentar texturas, aceitar as formas resultantes, sempre reinventando objetos.
Pensar não nos designeres, mas nas pessoas - Fernando e Humberto Campana.
As diversidades ? Inúmeras e fundamentais: de tempo de lugar , de cultura de resultados projetuais: " Aqueles que descem os mesmos rios recebém as águas sempre novas"; é uma verdade tão antiga, com Heraclito.
Mas há um impulso, uma anima operandi, esse mesmo rio.... que os identifica, com Castiglioni.
Como Castiglioni, que colecionava objetos encontrados ao acaso, Fernando e Humberto Campana, são atraídos por objetos e materiais cotidianos que, de uma forma ou de outra , são motes de inspiração. Nos dois caso____isto é o mais importante ____o olhar para o objeto e perceber sua alma num traço.
Os Campanas, são tropicais nas suas criações; percebe-se a exuberância, o bom barroco, que perpassa o espiríto criativo brasileiro.
"......o trabalho de Fernando e Humberto, nos ajuda a delinear um possível cenário para futura arena do design mundial que deve realmente, pela primeira vez, conseguir conviver com uma transmissão instantânea das informações, com um conhecimento icônico, em tempo real; embora conservando a expressão e a força poético individual de cada povo.
Passados dez anos; a obra by " Campana", comprova as previsões. Com seus objetos, surge uma nova semântica que hoje inflencia os caminhos do design em diversos cantos do mundo.
E quando ouvimos Castiglioni, em uma das poucas postulações sobre o design, afirmar que " o objetivo do design;não é o de ideoliogizar, mas o de comunicar mensagens de curiosidade,, divertimento e afetividade".. Parece que estamos olhando para o vaso Galho, no qual o vidro se derrete sobre um galho de jabuticabeira, para cadeira Califórnia Rolls, ou para toda liberdade das diversas Sushi.

CADEIRA FAVELA.
O gesto de pregar ripas sobre a estrutura rígida de um protótípo ; que não se resolveu é semelhante a construir casas de madeira, barracos favelas. Mas, muito mais que a semelhança do processo construtivo, o resultado final da cadeira "FAVELA", dos irmãos Campana, nos fala muito da arquitetura. Vista como um todo, lêem-se quatro grandes planos, um horiozontal, e três verticais, apoiand-se sobre ( e sendo ao mesmo tempo), quatro sólidas pernas/pilares.
E acredite se quiser: é muito confortável.

Nenhum comentário: