terça-feira, 1 de julho de 2008

Plantas dentro de casa


foto:reprodução

Dá para ter plantas embaixo de escadas ?
A resposta é sim, desde que a escolha das espécies obedeça a algumas regras. O jardim não pode ultrapassar o limite da aréa da escada, portanto, evite plantas que cresçam lateral e verticalmente. Se houver insolação, use zamioculca, asplênio, agave e alguns tipos de bromélia. Em áreas de sombra, prefira pacová, lirio da paz ou palmeira-ráfia.

Existem espécies fora de moda ou o que manda é o gosto do morador?
Samambaia pendurada é brega ?
Quando os produtores investem na criação de uma planta: ela inevitalvelmente entra na moda. Mas isso não significa que as outras fiquem ultrapassadas. A regra para compra é , se você gosta, compre.A cortina de samambaia criada há 30 anos, com diferentes, alturas ao longo da janela; a ideia continua atual.

Quais são as espécies ideais para ter na sala ?
A escolha é determinada pelos fatores, insolação e espaço. Como a sala tem boa insolação; use espécies escultóricas, como lança de São Jorge, pata de elefante, pândanos e bambú e bambu-mossô. Os filodrendos babosa -de-pau, tracoá e guiambê-da-folha-ondulada, são indicados quando há espaço. Além deles, as palmáceas vão muito bem em ambientes internos. Algumas delas: ráfia, pleomele verde, zâmia, areca-bambu e vários tipos de camaedórea( camedóra-bambu, palmeira metálica, palmeirinha bambú e camedórea-elegante).

Que tipo de planta pode ficar no banheiro ?
Locais com muita umidade e pouca ventilação e insolação não oferecem condições para cultivo de plantas. Uma rara excessão é o bálsamo, uma herbácea suculenta que vive nas regiões desérticas do México, e portanto, suporta condições extremas. A planta é tida como curativa porque o sumo de suas folhas é cicatrizante.

Há um jeito de esconder ar-condicionado em varandas?
O ar condicionado pode ser camuflado por um painel de plantas. Uma peça de 1,14x 0,04x 1M, com abertura de 90graus, tem moldura e quadros em ferro; xaxin que abrigam ripsális, columéias, chifres- de- veado, orquídea. O painel facilita o acesso ao equipamento e a sua manutenção, além de ter valor acústico, porque reduz o barulho chato do aparelho.


MÓVEIS E OBJETOS.
É moda usar quadros no chão encostados na parede ?
Depende da casa.È mais viavél apoiar uma tela no aparador. Outro exemplo é usar um quadro pequeno sobre livros na estante. Uma tela ou foto só deve ficar no chão, apoiados na parede, se forem muito grandes, assim como, o ambiente em que estiverem.

Ter tapetes e cortinas é uma obrigação ?
Não é uma obrigação, mas sem duvida deixam os ambientes mais aconchegantes.

O tamanho do tapete deve ser propocional ao que ?
O tapete dfeve ser propocional ao ambiente, mas também deve ter uma relação com o mobiliário daquele espaço. Além disso,eles servem para definir ambientes. Por exemplo: numa sala com living, home theater e jantar espacialmente integrados, cada tapete fará parte de uma composição, tendo relação direta com os móveis.

É possível misturar estilos diferentes na decoração ?
Desde que deixe clara a sua intenção, não há problema algum. O critério, nesse caso, é a falta de critério. Porém, o que determina a mistura é o bom senso e isso, nem todos tem, quando o assunto é decoração. Para não errar, sugera-se que seja dado apenas um toque em outro estilo, que se destaque um móvel herdado, que conte uma história da família. Num living, se quiser dar umas pitadas de ousadia, pode-se criar contrastes, valendo usar peças neutras, como sofás no tom cru e uma das mesas de centro de madeira antiga, ou uma peça de antiquário. Na sala de jantar dá para se colocar uma mesa de desenho mais reto, com cadeiras estilo LuisXV.

DICA:
Não só a estética, mas o local onde ficará disposto também deve ser levado em conta na hora de escolher o sofá. Se for para uma sala de TV, ou Home Theater dê preferência aos mais moles, profundos e baixos, feitos para se jogar, deitar mesmo.
Num living, melhor os mais firmes, altos e menos profundos para tornar o bate papo mais confortável e facilitar o ato de se levantar e sentar.

Existe alguma regra para que os itens básicos de uma sala combinem entre si ?
A regra é o bom senso. Não é nescessário que tudo seja combinadinho, mas coisas devem ter uma afinidade quanto à proporção, as cores, as texturas e, principalmente, serem adequadas ao tamanho do espaço que vão ocupar. Antes de comprar aquele sofá gigante, que lhe parece tão confortável, veja se ele não é demais para sua sala.

Sofá de couro é brega ?
Infelizmente a maioria destes sofás com este revestimento, é de gosto duvidoso; se talvez, se fossem executados por um tapeceiro, poderiam se livrar desse estigma. Não existe coisa feia , mas mal empregada. Sobre a manta; quando se coloca uma de boa qualidade dá um toque de sofistificação. Para ficar bem colocada, estique a peça no encosto e prenda-a por baixo da almofada do assento.

Numa sala ambientada com " futons", quais outros móveis compõem com eles ?
Não há nada que impeça uma mistura em termos estéticos, de estilo, mas é preciso manter a proporção entre as peças. È importante pensar nas formas de uso e nas medidas dos móveis complementares. Se for "futon" como sofá, geral mais baixo, as mesas de apoio e do centro, bancos ou pufes também deverão ser mais baixos.

Todos os ambientes devem seguir o mesmo estilo ?
A casa toda deve ter uma mesma unidade; mas, não é obrigatório que todos os ambientes tenham o mesmo estilo, mas, devem ter uma linguagem única; da porta social à de serviço.Não dá para por uma madeira no piso e outra madeira diferente em outro ambiente.

Nenhum comentário: