terça-feira, 1 de julho de 2008

Cuide bem do seu sofá - Para cada tecido um tratamento


Animais, festinhas surpresas e sessões de cinema regadas a refrigerantes, às vezes, significam um risco irreparavél no sofá. Afinal, sujeiras aparentemente inofensívas podem manchar definitavemente seu móvel. Mas, para evitar e até resolver o problema é fundamental conhecer os cuidados específicos de limpeza e conservação, para cada tipo de tecido. Algodão , sarja, chenile e sintéticos demandam atenção especial.

_ ALGODÃO, SARJA, E CHENILE:
Eles devem ser limpos regularmente com o aspirador de pó em potência média e uma escova bem macia e seca.Não utilize produtos químicos, pois atacam as fibras, diminuindo a resistência, o brilho e a vida útil.
Quando o assunto é sofá de algodão, a regra é deixa-lo bem protegido do sol. Se exposto por muito tempo e, geralmente, na mesma posição, mancham perdem o brilho com a ação da luz. Avalie a possibilidade de instalar cortinas ou mudar a posição dos móveis sempre que possível, para que eles resistam mais tempo.

- SINTÉTICOS:
Tecidos como courino, o couvin, o couro ecológico e o couríssimo precisam ser mantidos longe do contato com a pele e o suor, porque ressecam. Portanto ,é indicado apenas em regiões onde o calor é mais ameno. Os cuidados diários incluem deixa-los longe de canetas, facas, e outros objetos cortantes e pontiagudos, já que são muito senssíveis a cortes e perfurações.
Para limpar, utilize somente pano úmido, enxugando rapidamente. No caso de sujeiras mais intensas, vale a agilidade em usar um pouco de sabão neutro logo depois do acidente, mas é, importante secar imediatamente.
Almofadas:
Os cuidados tomados com o sofá estendem-se também a esses acessórios. Vale
lembrar que nem todas as capas são lavavéis. Por isso observe com atenção as etiquetas que indicam as condições de lavagem para cada tecido. As almofadas de seda, por exemplo, devem ser lavadas a seco, e nunca friccionadas para retirar manchas.

CAMURÇA:
Este material requer cuidados específicos. No dia a dia, basta utilizar um aspirador em potência mèdia e uma escova com cerdas finas de latão ( encontradas em lojas especializadas ou supermercados ). A escovação, por sua vez, deve ser sempre no sentido da fibra. A cada dois ou três meses, entretanto, é preciso aplicar um renovador, escovando a camurça antes e depois, para preservar a textura. Evite sentar-se, caso o sofá esteja úmido, para não manchar a roupa.
Pêlos por toda a parte ?
Se o gato ou o cachorro adora cochilar no sofá, os pêlos tornam-se uma dor de cabeça. Para lidar com o problema de forma eficiente e sem custos astronômicos, enrole uma fita adesiva em um pequeno bastão, com a aprte colante para fora, e passe sobre o estofado. Os pêlos irão colar na fita. Substitua o adesivo assim que perder o efeito colante.

COURO NATURAL:
Ao limpar, utize pano seco ou levemente úmido, fazendo movimentos circulares. O pano deve ser limpo e de preferência branco. Atenção, o couro é um daqueles materiais que podem secar e rachar com o tempo. Por isso, a cada três ou quatro meses, dependendo do uso, limpe-o com xampu para couro e aplique cêra de carnaúba incolor ou, na cor do sofá.
Crianças na Aréa:
Quando os filhos deixam chocolates, o leite e outros quitutes escorrem sobre o assento, melhor soluçaõ é agir rapidamente. Primeiro com um pano seco para absorver os excessos.Em seguida, com uma pequena esponja e escôva úmida, limpe as manchas de fora para dentro, para não espalhar. O resultado vai depender de sua agilidade.
Não deixe o tempo passar.
Se a sujeira permanecer no tecido por horas, mais difícil será retira-la, pois penetra na espuma e nas camadas internas do sofá, a ponto de sujar o móvel de fora para dentro inviabilizando a limpeza. É o caso da urina de animais e produtos químicos corrosívos, que atacam as fibras do estofamento . Neste caso, é preciso buscar tratamento especilalizado ou a troca completa do material.

VELUDO:
Com este tecido, a atenção deve se concentrar na umidade ,e na queda acidental de produtos. A limpeza também segue a regra do pano limpo e do aspirador de pó, usada no chenile e no algodão.
Aproveite a tecnologia:
Para evitar a umidade, impermeabilize o seu sofá por meio de empresas especializadas. O processo garante proteção total a todos os tipos de tecido - exceto o couro- pode ser realizado, tambèm, em tapetes e colchões. O tratamento químico cria uma película protetora sobre as fibras, inibindo as sujeiras líquidas, como café, vinho e gordura.
Em contato com o sofá, ficam na forma de pequenas bolhas, facilmente retiradas com um pano seco.

LIMPE NA HORA!
Sujeiras frequentes que podem ser removidas com facilidade e rapidez.

REFRIGERANTE:
Absorva levemente com um papel toalha. Em seguida, limpe com uma mistura de água e sabâo neutro. Se já estiver seco lave com álcool e sabão neutro.
CHICLETE:
Não remova na hora. Deixe um saco plástico com cubos de gelo sobre a goma e espere até endurecer.
CHOCOLATE:
Utilize um pano limpo e sabonete de banho comum, sempre secando imediatamente.
MOSTARDA:
Sem pressionar o tecido, retire o excesso com uma espátula. Em seguida, use uma esponja úmida com sabão neutro, produzindo bastante espuma, e limpe com um pano seco. Para terminar, utilize uma esponja molhada para "enxaguar" e seque com um pano limpo.
VINHO TINTO:
Use uma mistura de uma parte de vinho ou vinagre branco para três de água morna. Aplique com uma esponja e absorva com um pano limpo e seco ou papel toalha.

Nenhum comentário: