quinta-feira, 10 de julho de 2008

PISOS - COMO FAZER SUA ESCOLHA




fotos:reprodução

PEDRAS;
Nobreza e elegância são qualidades citadas quando se trata de mármores, granitos e limestones.
Além disso, as pedras polida, dão ótimos revestimentos por sua praticidade: para limpa-las, basta um pano úmido. " Como são naturais, elas nunca saem da moda".
A natureza também lhes confere personalidade: os veios e desenhos formados ao longo dos anos são sempre diferentes, por isso, essa não deve ser a escolha de quem procura uniformidade.
Conselho para o momento da compra. " Leve placas de um mesmo lote. Retiradas de um único bloco, elas apresentam mais semelhanças".

1- PODE-SE USAR MÁRMORE EM ARÉAS MOLHADAS ?
O uso na cozinha não é recomendável. " Um dos componentes do mármore, o carbonato de cálcio, reage em contato com limão, vinagre, podendo corroer a pedra.
Já a instalação em banheiros merece cuidados; a pedra deve ser impermeabilizada com produtos específicos, e a limpeza pede apenas detergente neutro e pano úmido.

2- DÁ PARA TIRAR MANCHAS EM MÁRMORES E GRANITOS ?
Os cuidados para evitar manchas, começam no assentamento. O contrapiso, além de nivelado e limpo, deve estar impermeabilizado. " Também devemos usar argamassas brancas para rochas claras" Manchas da umidade que vem de baixo podem comprometer toda a placa. Neste caso, troque-a se o problema for pontual. Algumas manchas na superficie saem com detergentes especiais, mas o ideal é pedir a avaliação de uma empresa especializada, que dará também um parecer em relação aos riscos.

3- O QUE CARACTERIZA O PISO DE MOSAÍCO POTUGUÊS ?
É o composto de cubos irregulares ( cerca de 5cms), de pedras com arenito, quartzito e gnaisse. No assentamento, as pedras são colocadas uma a uma sobre uma camada de areia e cimentos secos. Depois de niveladas, joga-se água para fixar o conjunto. O resultado é um piso resistente e duravél, muito usado em calçadas.
"Dentro de casa pode deixar os móveis desnivelados". Se por acaso quiser colocar mosaíco português em sua casa, depois de assentado, deve-se polir o piso, que depois recebe uma resina protetora.


CERÂMICAS:
Elas reinam em cozinhas e banheiros. Afinal, a praticidade, a resistência e a ínfima absorção de água as tornam ideais para esses ambientes de muito tráfego, umidade e uso constante de produtos químicos.
A manuntenção é facil ( pano úmido e detergente neutro), e o toque frio também fazem delas kits das casa de praia, e nos lares de regiões quentes,
Com a rápida evolução da tecnológica e a chegada do porcelanato, as cerâmicas invadiram outros ambientes e ganharam novo status. " Muitas placas reproduzem o mármore com fidelidade. Elas ficam com uma aparência nobre, e tem a vantagem de não desgastar como a pedra natural.

1- QUAL A DIFERENÇA ENTRE O REJUNTE CIMENTÍCIO E O REJUNTE ÉPOXI ?
Os rejuntes à base de cimento são rígidos e porosos, e seu uso é recomendado para aréas internas secas".
A porosidade faz com que ele abosrva mais a sujeira, encardindo rapidamente. Já os de resina époxi, formam uma superfície impermeavél , que não retem poeira. Assim, resistem mais às manchas e ao môfo; sendo indicadas para aréas molhadas.

2-COMO TIRAR MANCHAS DE FERRUGEM DE CERÂMICAS E PORCELANATOS ?
Algumas empresas recomendam o uso de água sanitária. Entretanto, o ideal é entrar em contato com o fabricante para saber o tratamento mais adequado, poi, mesmo diluído em água, o produto pode amarelar algumas cerâmicas. Cuidado com o amoníaco, ácido muriático ou soda caustica, que podem atacar o esmalte das placas.

3-O QUE DIFERE A CERÂMICA DA PASTILHA DE VIDRO ?
O processo de fabricação, que funde os materiais a altas temperaturas é o mesmo. A cerâmica resulta da queima de argilas e minerais. Já a pastilha de vidro é um composto de areia e minerais, fundidos com pigmentos coloridos. O resultado é uma pastilha inteira de vidro, ao contrário da cerâmica, que tem superfície diferente da base. Como as pastilhas são pequenas mais rejunte, fica à mostra , o que pode significar mais sujeira, Alguns designeres discordam " as juntas são minímas (1mm), e a superficie pode ser lavada.

Nenhum comentário: