segunda-feira, 14 de julho de 2008

Produtos Sustentáveis



fotos:reprodução
Foi-se o tempo em que materias ecologicamente corretos eram exóticos,com qualidade duvidosa e difíceis de encontrar. O setor da construção civil, está mais verde do que nunca. Grandes empresas comprometidas com a responsabilidade sócio ambiental, rechearam seus portfólios com itens amigavéis. A prova disso, são esses produtos sustentáveis para toda etapa da obra.Por definição, produto sustentáveis são aqueles que ao longo do ciclo de toda sua vida- da fabricação ao descarte- não agridem o meio ambiente.É claro que dificilmente um material atende todas as exigências contidas nesta trajetória. No entanto o mercado está repleto de opções amigavéis, seja porque são 100% naturais, recicláveis, reutilizam resíduos das indústrias, sejam porque economizam recursos como água e enérgia. " O ecoproduto incorpora resíduos de materiais que tiveram outras funções. Já ´bioproduto é fabricado pela materia prima pura. Mas, não pense que esses ítens sastisfazem, apenas os adeptos de uma vida alternativa. Acessíveis e confiavéis, estão ao alcance de todos. Produtos sustentáveis tem que ter Nota Fiscal. É nescessário ainda, que o produto seja durável; apresente bom desempenho;e traga alguma vantagem social e ambiental.. E não esqueça de ver se a empresa possui algum tipo de certificação; ou está em conformidade com as normas ambientais; como a ISO 141001.

MATERIAL BÁSICO DE FUNDAÇÃO.

1 - Tijolo de solo-cimento.
2 - Telha com aparas de tubo de ceme dental.
3 - Piso de madeira de manejo sustentável.
4 - Painel para divisória de madeira.
5 - Madeiras para construção aracanda, pequiá e maçaranduba, certificadas
pelo Conselho de Manejo Florestal.
6 - Régua Plástica para ripa de telhado, feita de plástico reciclado e fibras vegetais.
7 - O Painel Divisória Drywall, utiliza sobra dessas mat´rias-prima, colhidas na fábrica.
8 - Placa OSB, com medida certificada para forros e paredes.
9 - Painel MDF BP para forros e divisórias com madeira de reflorestamento, certificado pelo FSC, 15mm.
10 - Madeira da Batistella para telhado, cultivada em sistema auto sustentável.
11 - Telhas Ondulaine, sustituem amianto por fibras vegetais.
12 - Forração de Bambú 100% natural e auto-sustentável.
13 - Cimento, possui a ISO 14001.
14 - Cimentocola

FIQUE LIGADO.

A produção de cimento, causa gigantesca emissão de gás carbônico , na atmosfera, preocupando. Mas alguns fabricantes tem encontrado soluções amigáveis. " Cimento do tipo CRIII e CPIV, que incorporam resíduos de pracessos industriais; ( siderurgicas, termoelétricas), são fáceis de achar no mercado.
Certificação e normas são ótimos guias.
O FSC ( Conselho de Manejo Florestal), assegura a origem não predatória da madeira, fruto de manejo sustentável,
Já a ISO 14001, garante o gerenciamento dos riscos ambientais, por parte das empresas.

INSTALAÇÕES.

FIQUE LIGADO:

Tubulações confeccionadas com materiais menos agressivos são a novidade.
" As tubulações de PEAD ( polietileno de alta denssidade), são indicadas para água fria, pois sua resistência gira em torno de quarenta grau, e sessenta graus.
Já as PPR ( prolipropileno copolímetro randon), de PEX ( polietileno reticulado), servem tanto para água quente quanto fria, uma vez que as primeiras suportam temperaturas de até 110 graus centigrados; e as segundas alcançam o patamar de 90 graus centigrados.

ACABAMENTOS.

FIQUE LIGADO:

" Ao comprar tintas, resinas, colas, e vernizes, evite os produtos a base de solventes ou com chumbo. Use tintas de terra, pinturas a cal, gomalaca, resinas vegetais e produtos sintéticos à base de água". Os grandes fabricantes utulizam garrafas PET, na produção de esmaltes e vernízes, tirando esse material poluente do planeta. Já as empresas de cerâmica usam a responssabilidade ambiental.

Nenhum comentário: