quarta-feira, 16 de julho de 2008

CHURRASQUEIRAS EM ALTA



fotos:reprodução
Cada vez mais frequentes nos apartamentos, elas são as estrelas de espaços
convidativos, funcionando como extensão da área social.

MADEIRA QUE AQUECE O AMBIENTE

Prevista para apartamento, a churrasqueira agradou, por ser um bom espaço; para reunir familiares e amigos para o lazer do fim de semana.
Piso e tampos de granito amêndoa originais foram preservados, mas as paredes ganharam revestimento de freijó envernizado. No projeto réguas de 2,5cm de largura foram dispostas na parede sobre ripas de 1cm de espessura - armação é que as mantêm distantes da alvenaria, por vezes aquecida. A mesma madeira reveste as portas do gabinete sobre a pia; e a do nincho para o carvão, abaixo da churrasqueira. O espaço ainda conta com adega climatizada, mesa de freijó rústica, com cadeiras em palha tailândesa.

EQUIPAMENTOS CAMUFLADOS.

Ao ser chamado para dar um toque de charme, a esta área de churrasqueira, foram encontrados todos os equipamentos expostos- a câmara de fogo( caixa de tijolo refratário onde fica o carvão ), e uma coifa metálica. Logo veio em mente camufla-los, com painéis de freijó; réguas de 2x1cm; sobre ripas de 2cm de espessura. Foi usada a madeira por ela lembrar um ambiente interni, integrando esta área a sala.
Fixos esses painéis escondem a câmara de fogo e a coifa e o duto . Nos armários portas de duas folhas. Mesa com pés de madeira e tampo de vidro.
Destaca-se o piso de granito andorinha original, a onde foi dado um polimento e recebeu um tratamento de vitrificação para durar mais.

MUDANÇA PONTUAL.

Totalmente crua , como toda construçaõ recém entreque, esta varanda precisava de um toque de acolhimento. Foi escolhido o bambu para recobrir a parede. Dois painéis chegaram sobre medida prontos à obra e foram chumbados na parede- interrompidos apenas por uma prateleira. As ripas sem nenhum tratamento para parecer mais natural possível; são costuradas entre si por meio de fio de náilon. Como seguem o sentido vertical aumentam visualmente o pé direito (2,55m). Sobre a bancada o granito já existente.

BANCADA ESPERTA.

A varanda virou uma área social multiúso; pois integra espaço gourmet e saleta de estar. O ponto alto do projeto; é a ilha central de granito preto ( Pedras Dema), fixada na parede lateral e no chão. Abaixo dela, um armário branco de fácil acesso ao para o cozinheiro que organiza as louças. " A bancada fez nascer uma área de transição entre a churraqueiora e o estar, e não isola o gourmet dos convidados. Além disso é prátoca e aumenta a superfície de apóio". Na lateral esquerda da churraqueira um gabinete com portas, completa o espaço para acessórios. Revestido de grofatto, um tipo de laminado , o pequeno armário é de fácil manutenção, pede apenas água e detergente neutro.

Nenhum comentário: