terça-feira, 1 de julho de 2008

Como cuidar das Bromélias


As BROMÉLIAS, são típicas da América Tropical, possuindo 3.000 espécies diferentes e figura nos mais variados habitats, de restingas a grandes altitudes. No Brasil, 1.500 delas estampam a flora nativa, algumas possuem fruto comestível e fornecem fibras.Todavia são cultivadas como ornamentais, pois se adaptam com facilidade e diferentes condições ambientais.

LUMINOSIDADE: As Bromélias são herbáceas solares, apreciam muita claridade com luz difusa. As espécies ideais para dentro de casa são as de folhas macias, lisas e esverdeadas, pois são mais senssíveis ao Sol. Para varandas e jardins, as plantas de folhas duras, cinzentas, ou avermelhadas, são as mais indicadas.

REGAS: Em ambientes fechados, recomenda-se que a rega seja de duas a tres vezes por semana, sempre borrifando folhas e raízes. Em gramados ou jardins, as plantas geralmente acumulam àgua de chuva. Logo não é nescessário o regadio ou pratinhos debaixo de vasos.

PLANTIO: Para planta-las, enterre apenas o suficiente para manter as folhas da base em cima do solo. A raiz da bromélia tem função mais de sustentação que nutrição. Para facilitar a drenagem dos vasos use pedrinhas, brita ou caco.

FLORAÇÂO E BROTOS: O ciclo de floração das bromélias é único. As sementes são levadas pelo vento ou com ajuda de alguns insetos , passáros e mammíferos. Os brotinhos podem ser reimplantados desde que tenham metade do tamanho da planta mãe. Para destaca-los, pressione, rente a base ou corte com uma faca.

ADUBAÇÂO: A principal fonte de nutrientes das bromélias são as folhas que caem em seu copo( cone ), e se decompõem na àgua. Utilize adubo no caso de plantas em ambientes fechados. Borrife a cada 15 dias o correspondente a uma colherzinha de café em um litro de água. Evite o procedimento no inverno.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Marcia Araripe.
Muito lindo o seu trabalho.
Parabéns.
Eu tenho uma Bromélia,mas ela está queimadinha do sol nas pontas e ficando toda molinha...acabei de saber aqui no seu blog que ela é sensível ao sol.
O que eu faço para ajudá-la?
Ela está no vasinho...
Beijos Thaiza Martins

Anônimo disse...

Olá Marcia..Meu nome tbm é Marcia e fiquei muito contente em conhecer seu site,pois encontrei o que estava precisando embora ainda com pouco de duvida, comprei 3 bromélia pois achei lindas 2 estão em vaso de cimento e 1 em vaso de barro..gostaria de saber se desse jeito está certo de cultiva-lá, pois as pontas das flores estão ficando queimadinhas elas ficam dentro de casa, abro a casa para entrar sol pois bate bastante sol de manhã, poderia me ajudar..pois nao quero perde-lás são lindas demais, poderia me ajudar..desde ja agradeço espero precisar de seus conselhos ainda mais...ah uma ultima pergunta as flores vira folha?

Anônimo disse...

oi marcia,meu nome é Debora Cristina e eu ganhei ontem uma bromelia no dia dos namorados,eu tenho uma duvida eu estou deixando ela dentro de casa e eu trabalho o dia inteiro, o que posso fazer para que ela não morra.

Anônimo disse...

Oi Marcia, tenho uma bromélia a mais de 1 ano e meio, que são brotos e no mesmo vaso ja nasceram mais dois brotos e nenhum deles ainda deram flores, pq isso acontece? Ainda v~~ao florar?

Rubinho disse...

bom dia!

tenho uma bromelia COM FOLHAGEM VERDE, ELA FICA DENTRO DE CASA, ESTAVA EM UM VASO MENOR TAVA LINDA, SO QUE TROQUEI ELA PARA UM VASO MAIOR , AI SUAS FOLHAS ESTAO QUEIMADAS PRETAS E SECANDO, O QUE EU POSSO FAZER? É NORMAL ISSO?

Anônimo disse...

Boa tarde Da. Marcia, gostaria de saber se a bromélia que tenho é = ao do seu blog, e fica no periodo da tarde no sol e me aconheram a colocar uma garrafa d"água com um furo na tampa e coloca-la enfiada na terra ajuda a regar posso fazer isto com esa planta?