sábado, 19 de julho de 2008

ILUMINAÇÃO À SEU FAVOR.




Saber usar a luz artificial, é uma arte. Afinal ela pode ressaltar texturas e variar cores, tons e climas.
A luz é a primeira impressão da arquitetura. Uma espécie de visão responsável por mais espaços, conferindo a eles qualidades - tanto para o execício de tarefas práticas do cotidiano, quanto para o conforto e relaxamento. Por isso, a iluminação deve ser encarada como elemento vital da arquitetura, e não apenas como complemento para clarear os ambientes. Até porque o cotidiano, cada vez mais dinâmico e movido por tecnologia, tem exigido espaços flexíveis, muiltifuncioanais e versáteis, destinados a tarefas distintas em diferentes periódos do dia. Aproveitar a luz natural e manter nossa relação visual, com o mundo externo são também importantes, mas precisamos ter domínio e controle sobre isso.

LUZ INDIRETA,
1 - È aquela para criar diferentes cenas de acordo com o momento: indireta na arandela e na sanca . Trata-se da iluminação projetada em um objeto ou uma parede que, por sua vez, espalha a luz para todo ambiente. Como a fonte de luz para todo ambiente. Como fica oculta, permite maior controle do ofuscamento. Ela é difusa, suave, uniforme e igualmenter distribuida nas superfícies verticais e horizontais. Indicada para entrada, circulação, salas de estar e jantar, home theater, dormitório, banheiro, copa, área externa e cozinha.

LUZ DIRETA,
2- È aquela luz que incide, predominantemente, em direção e praticamente, é toda voltada ao plano horizontal. Por ser homogênea, não cria muito contraste. Mesmo assim, ao empregá-la, deve-se tomar cuidado com as sombras, que podem ficar marcadas no piso.
Na figura 1 luz da sanca é direta.
Indicada para: salas de estar, dormitório, closet, banheiro, home office,
copa, cozinha, lavanderia, aréa externa, área de lazer e garagem.
Lustres são bons aliados para uniformizar a luz e dar um charme extra ao local. No caso do projeto o item também preenche o pé direito.
No projeto, na figura , 2.1 a iluminação direta e difusa com o uso dos plafons, embutidos, feitos com lâmpadas fluorescentes quentes. Assim consequi-se iluminar, por igual, todos os detalhes da sala de estar e criou-se um ambiente, leve e único.
Na sala de almoço, na cozinha; a iluminação homogênea ( lâmpadas incandescente e fluorescente); traz conforto visual. Embaixo do armário a bipino possibilita que se trabalhe com os alimentos na bancada. Resultado de uma combinação; um efeito dourado e aconchegante.

DESTAQUE.
3 - É uma iluminação que acentua ou enfatiza objetos, superfícies, e elementos arquitetônicos. Geralmente, seu efeito é obtido com o uso de spots ( luminárias direcionáveis ), criando-se uma grande diferença de iluminância no ambiente.
Indicada para entradas, salas de estar, e jantar, home office, varanda, piscina, jardins ou qualquer outro espaço que tenha acessérios que mereçam.

4 - ORIENTAÇÃO.
Esse é um modo bastante concentrado de luz que cria ou indica uma direção, predominantemente, próxima ao chão. Pode ser feito com o uso de luminárias de balizamento ou sinalização instaladas no solo ou no rodapé em fileira, formando um caminho.
Indicada para circulação, home theater, varanda, piscina, jardim ou locais que pedem luz de orientação.


5 - WALL WASHER.

Ele se caracteriza por um " banho de luz" sobre uma superfície grande, geralmente na área externa dos edifícios. É usado para elevar a percepção das proporções e marcar os limites desse espaço, já que um plano iluminado de modo uniforme dá a sensação de amplitude.
Indicado para; entrada, sala de estar, aréa externa, ou lugares que tenham uma parede que se queira destacar.

Nenhum comentário: