quarta-feira, 2 de julho de 2008

Doze dicas de bom-tom

foto:reprodução
Um teto BRANCO, ilumina de maneira homogênea as cores que permeiam o ambiente. Isso acontece com os tons escuros, que ainda dão a impressão de que o pé direito é mais baixo.
BRANCO , BEGE E AMARELO, são ideais para clarear espaços com pouca luz natutal; No Ocidente o BRANCO simboliza `paz e pureza; no ORIENTE, o luto.
Produz uma sensação de limpeza, frescor e claridade. Um espaço totalomente branco, porém torna-se monótono e hostíl, levando a dispersação.
AMARELO, sugere algo alegre, espontâneo e divertido, o amarelo está ligado à criatividade. Ativa o raciocínio e a comunicação, o que torna uma boa opção em espaços onde se depende de atividades mais cerebrais: escritórios, cantos de estudo, bibliotecas. No estar, deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.
BEGE, é a balança para quem quer um equilíbrio entre o branco e o amarelo.

Uma parede colorida numa sala quadrada ajuda a quebrar a simetria.
VERMELHO, a cor do fogo é tambem das emoções. No quarto desperta desperta a sexualidade; mas em outros ambientes pode aflorar a agressividade. Em casa o ideal e usar em pequenas doses: um objeto, um móvel, uma parede. Em excesso torna-se irritante.Por isso, se fizer questão de usá-lo faça-o com um conta gôtas, em pequenas doses.

Paredes externas banhadas pelo sol tendem a aquecer ainda mais com tons quentes, que absorvem a luz. Muito claras podem tornar-se ofuscantes.

Todo quadro, objeto ou móvel `a frente de uma parede colorida, ganha um novo destaque .
Um objeto de decoração claro numa parede escura parece maior.
Uma peça escura numa parede clara, torna-se menor

Todos os matizes em geral surgem mais luminosos diante de uma superfície escura. Tente instalar um vaso verde-claro diante de um fundo vermelho-escuro e verá como o vaso dará a senssação de ser mais luminoso.

VIOLETA, está associada à epiritualidade. Em tonalidades muito fortes, pode agravar o estado depressívo. Em tons claros, acalma e aconchega. È próprio para os lugares de meditação.
VERDE, situada na fronteira entre o quente e o frio( o amarelo e o azul ), representa a esperança e a abundância. è a cor do equilíbrio: não agita e nem relaxa demais. Estimula o silêncio e pode amenizar o stress.

AZUL, encabeça o rol das cores frias. Tranquiliza os ânimos e favorece a amabilidade, a paciència, a serenidade. Em tons suaves, acalma. Mas, cuidado com azuis mais intensos e com os ambientes monocromáticos , que levam à introspecção - situação nada recomendável para pessoas depressivas.

LARANJA, aconchegante, estimula o otimismo. a generosidade, e o entusiamo, ajudando a levantar o astral. Age sobre o sistema digestivo despertando o apetite. Uma boa cor para as salas de refeições- isso é claro, se os moradores não estiverem de dieta.

PRETO, expressa um sentido universal de agressividade, sinalizando sensações de distância e isolamento. Por sua sobriedade não é raro encontra-lo em ambientes masculinos. O ideal é que ele esteja presente mais em detalhes do que em grandes àreas - aí sim, pode ficar sofisticado.

Evite cortinas muito coloridas, ou o sol que incide na sua janela tigirá todo o comodo. No máximo use xales de tonalidades mais fortes.

O computador e a televisão devem ficar diante de um fundo neutro para que não haja interferência na tela.

Para a mistura de estampas dar certo, procure aquelas que tenham uma ou duas cores em comum. Quanto mais tons semelhantes, mais harmoniosa ficará a composição.

Nem só as cores sugerem calor ou frio. Texturas, em espaço monocromático, provocam a mesma sensação. A cômoda de madeira ganha realce sobre um piso de tábuas e ao lado de um estofado de linho cru, tornando a sala calorosa e convidativa. Pequenos elementos também trazem um bom efeito: almofadas com texturas sobre o sofá liso, por exemplo. Evite excessos e crie contrastes agradáveis de ver.

Metais, tecidos sedosos e vidros refletem a luz e, como as cores frias, podem ser usados para clarear um ambiente, ou fazê-lo parecer maior.

Nenhum comentário: