terça-feira, 29 de julho de 2008

ESTILOS DA MODA - NEW ROMANTIC - DELICADEZA E FEMINILIDADE DE VOLTA



fotos:reprodução

O que torna um ambiente romântico hoje ? Existem varias maneiras e tons, flores, e móveis com história e a sutileza na arrumação das peças e móveis.Não é um romantismo derramado, mas um resgate da delicadeza.
Temos que visualizar o ambiente como se pintassemos uma tela. Primeiro fazemos as pinceladas maiores, no caso o branco do sofá e as cortinas. Depois vem as paredes carmim e as pitadas de rosa, neste ambiente totalmente feminino, o formato das peças não importa; como as curvas românticas da mesa de tulipa.

JAPÃO - SERENIDADE, MINIMALISMO, CONTEMPLAÇÃO...OS ENCANTOS DO GEITO DE MORAR ORIENTAL.



fotos:reprodução
. A decoração Oriental é delicada e cheia de símbolos; mas com simplicidade.
Na cultura japonesa tudo tem um significado, até a maneira de segurar a xícara na crimônia do chá.
Além de presente materiais , como bambu e a palha, a natureza surge ilustrada em biombos e cerâmicas.
Os tatumes são feitos de palha de arroz e junco, revestem os quartos e salas que tem móveis baixos e uso multiplo. " Os quarda-roupas são de jequitibá. Dorme-se e come-se no chão. Por isso, é higiênico deixar o sapato no hall, construído no nivel da rua e rebaixado em relação ao resto da casa."Para amenizar a luminosidade foram instalados no "hall" de entrada painéis de papel arroz,
Os zabutons (futons). oferecem conforto ao cliente, na hora do chá.
Há sempre um arrajo de iquebana; ( espécie de arquitetura desenvolvida com flores); enfeitando a mesa; laqueada baixa de 35cm de altura.
Na arquitetura japonesa, a flexibilidadenas estruturas, que respiram. A madeira
é a paixão da arquitetura japonesa."A vulnerabilidade a terremotos e o clima temperado, com verões úmidos, explicam o uso.
Nas casas tradicionais, não há fundações devido a umidade; são elevadas do solo sob base de pedras.
As portas de correr são levissímas, podendo ser retiradas em dia de festas.
No jardim japonês a contemplação; a natureza é convidada a entrar; e o jardim é planejado, para ser visto de qualquer ângulo interno. Tudo é pensado para criar um visual orgânico e contemplativo. Assim elementos como bonsais, pinheiros e azaléas se insinuam entre percursos de pedras brutas e pedriscos, compondo um universo simbólico em pequena escala, com montes, cascatas e árvores.Em algum canto a visão de um lago de carpas- símbolo da masculinidade, força e longevidade, pacifica a mente.

domingo, 27 de julho de 2008

BARROCO MODERNO - PEÇAS REBUSCADAS NUMA BASE CLEAN.



fotos:reprodução
Peças douradas de visual rebuscado, tapetes persa em cima do cimento queimado branco, trouxe cor ao ambiente, peças garimpadas em leilões e visita a antiquários, cadeiras estilo francês, produzidas na década de 1920; a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida no início do século XVIII, por um artista desconhecido.Na parede desenho de Di Cavalcanti deu uma base clean ao ambiente.
O imponente aparador recoberto de folha de ouro da década de 1920, abriga livros, uma sopeira de porcelana da Companhia das Indias; e uma escultura de Bruno Giorgi.
O dourado reaparece na moldura das obras de Di Cavalcanti.Tela contemporânea de Daniel Senise.

NATURAL CHIQUE - MATERIAIS E TEXTURAS ACONCHEGANTES.




fotos:reprodução
Madeira, fibras e tecidos naturais compôem a decoração do ambiente. Os materiais mais autênticos; dão vontade de tocar e criam um visual que não cansa; o desejo de reaproximar a natureza faz parte de um movimento mundial. " A vida anda muito corrida e irritante; por isso as pessoas querem voltar à sua essência."
O lavabo tem bancada de limestone; um tipo de pedra calcária, sobre ela a cuba de madeira que é uma verruga que surge em arvóres idosas, extraída sem derrubar a espécie.
O terraço, oferece uma deliciosa visão da mata atlântica. As paredes e o piso foram cobertos de madeira de demolição lixada. Sobre o futton almofadas de sacaria, persianas de fibra, e banco rústico de madeira especial.

RETRÔ - MEMÓRIA PRESERVADA NOS MÓVEIS.






fotos:reprodução
A mobília deste apartamento foi criada na década de 1950, pelo designer Giuseppe Scapinelli, que é conservada com todo cuidado. Feitos de madeira caviúna, com delicadas curvas, os móveis expressam o visual da época; mas foi inserido em um projeto contemporâneo. " O uso da madeira clara no piso e nas paredes e cortinas brancas, torna os espaços leves. Isso dar o ar atual aos ambientes."
O Brasil vive um momento de redescoberta do design e da arquitetura dos anos 50; foram anos de vanguarda, e as pessoas, estão percebendo isso."
Em ótimo estado os móveis só precisaram de lustração e novos tecidos. As cadeiras da sala de jantar tiveram o assento recoberto de seda rústica.
O sofá curvo recebeu veludo. Atrás do sofá tela da década de 80; para dar um toque mais contemporâneo um tapete geométrico e a luminária da mesa lateral.

ORIENTAL LIGHT - CHINA E JAPÃO EM VERSÃO LEVE.




Sutilezas e equilíbrio são qualidades valorizadas nas casas desses países do Oriente.Neste projeto para não produzir uma visual caricato, o jeito atual de promover peças orientais é promover a mistura, numa fusão harmoniosa entre o Ocidente e o Oriente.
O estilo é dado por complementos ao ambiente, como um abajur com uma libélula na cúpula, as cadeiras com encosto de palha, a flor de lotus e a mesa chinesa junto a lareira. Para as peças que não tem origem oriental, como os banquinhos; a opcão foi a simplicidade das linhas.
O fogo no centtro da sala éum elemento bastante usado nas casas orientais.
A lareira de gás e concreto, ganhou a compnhia de uma mesinha antiga chinesa; as flores lótus foram postas em jarros japoneses; os banquinhos contemporâneo ; mesa lateral em fibra com abajur japonês com libélula na cúpula.
Na parede de pedra, exibe uma foto clicada no Vietnan.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

DECORAR COM FLORES - INSPIRAÇÃO NATURAL


fotos:reprodução
Flores e verduras, se dão a mão para criar os centros de mesas mais originais e criativos.
Cestas de mesa, que se assemelham a pequenos ninhos de passarinho; ideais para decorar caminhos de mesa. A altura das flores, "asrantias rosas"; e as fibras de coco colocadas dão uma nota de naturalidade ao conjunto.

Inspirado, na natureza e nos claros do outono.
Este arranjo floral, com talos, que mantém em ´pe a flor de cera, physalis, falsapimenta; atados com uma corda em torno; resultará num perfeito arranjo que dará, um colorido, em qualquer lugar da casa.

Com este cesto repleto de frutos, fazem uma combinação especial, com blinhas qua são falsa pimenta - beringetas, alcachrofras e flor de cera. Todo arrematado com cipós de forma aleatória.

É PLASTICO, SIM!!!!



fotos:reprodução
Aos poucos o PVC, vence preconceitos e se consolida como uma boa alternativa, na hora de escolher esquadrias. Resistência beleza- exatamente beleza - são alguns dos predicados desse material; como, criando um caminho para luz, e para o entorno ajardinado. As instalações dos perfis acompanha os ângulos arquitetônicos. A janela do canto é do tipo bay window de abrir.
Usada também numa típica casa de campo com varanda rústica; por serem brancas as esquadrias , não interferem no estilo decorativo. Portas de correr garantem a opcão de abrir completamente o living para o terraço, dessa forma ampliam o espaço de estar.
Nas fachadas as esquadrias de PVC, funcionam como molduras que destacam os vãos na parede vermelha- e harmonizam com os elementoos claros do espaço ao ar livre, como a coluna cilíndrica. Associação de quadros fixos e portas de correr, todos envidraçados, permitiu a criação de portas de grandes dimensões.
Usada também em casas comtemporânea, com predominância de linhas retas.
As esquadrias em PVC , são usadas em portas de arco, nos projetos neoclássicos. A ponta do arco é geralmente fixa, contriobuindo para entrada de luz natural no ambiente interno. Já a parte inferior é de correr.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

BRANCO TORNANDO O INVERNO QUENTE...





Arabescos, crochês, peles, pátinas e crús, dão vida à cor da pureza a ponto de deixa-la feliz. Um banho iluminado; banheira clássica com pés de ferro branco, porta xampú cromado e lanternas marroquinas. Peças de charme, como o aparador em pátina, Poltrona Flôr, com flores de crochê de lã natural, e tapete de lã, algodão e seda.Para refeições uma mesa redonda branca em fibra; cadeiras PK9, pratos etc...; e cortinas em arabescos , tapete de pele. Penteadeira com apliques; luminária de Cristal de Luz; cadeira com assento em fibra natural, e almofada de crochê.

IDEIAS CRIATIVAS




Sem mesmices, uma área verde pode ficar mais bonita e funcional, usando recursos diferenciados,

Aproveitando as pedras encontradas naturalmente no terreno , criou-se um belo jardim seco, utilizando espécies de suculentas, como bola-de-neve-mexicana. além dos tons de vermelho e verde, as formas e texturas das plantas de destacam no local.

O portão de entrada recebeu um pergolado de toras de madeira, garantindo um visual rústico ao acesso da casa.
O verde aparece com a presença de espécies como tumbérgia e periquito.


RECANTO
Para transformar, esta área num espaço aconchegante, o banco de madeira foi localizado em baixo de uma árvore convidativa, tornado um lugar ideal para relaxar. Além de espécies arbóreas, há também cactos e dracenas.

A lateral desta casa, compõem um ambiente de estar; os bancos de madeira isolados por uma cerca viva de fórmios, fazem um belo ambiente. Os detalhes de vasos, pedras e plantas, como bromélias e moréias, decoram espaço.

VASOS VERSÁTEIS.

Para garantir a presença de plantas logo na entrada da casa, foi criado um canteiro com palmeiras e bromélias, bambu-mussô, dentre outras espécies.

Para garantir um visual colorido, para quem usufrui da chaise na varanda, foi colocado um vaso cerâmico rústico com primaveras

domingo, 20 de julho de 2008

LUXO E SOFISTIFICAÇÃO - EFEITO CENÁRIO.





fotos:reprodução
Com a ousadia do vermelho, e uma certa dramaticidade no jogo de luzes e terxturas, este apartamento retrata todo glamour contemporâneo entre peças de época.
Opção pela elegância ousada, enriquecida pelo um certo clima teatral, capaz de quebrar rotinas e manter padrões, especialmente na estética das aréas de convívio, onde predomina o inesperado. Assim , utizando com mestria os recursos da cor e sabendo jogar com luzes e sombras, foi alcançado o clima proposto. " A temática foi o balanço de cores enriquecido, pela iluminação dramática; com o mobiliário de época mesclado ao contemporâneo". Para compor o projeto ,foi abusado as texturas requintadas ( muito veludo, e muita seda....), incluindo preciosidades ao décor, a exemplo , de peças e objetos do século 18.
Na visão do living, abertura generosa para o jardim de inverno envidraçado, entre cortinas em veludo. Veludo, mas preto,mas também o sofá , em composição exótica frente a cadeiras inglesas, estilo da época Vitorianas, em laca preta, com chinoiserie e assentos negros, estofados em cetim de seda.
A mesa do centro é em cristal, . Em primeiro plano mesa em alumínio polido; no canto esquerdo, mesa oval Biedemer, Viena, circa 1930, apoiando, par de potiches em porcelana rouge-de-fer.
O tapete é em lã listrada. No jardim de inverno, mobiliário Casual e Lanterna Lóeil. No detalhe, console meia- lua em elmo, China, século 18; com par de abajures em murano e Buda em madeira, China século 19. Na parede, Kraczberg, década de 70, século 20.
No estar, o par de poltronas em couro cermelho tipoberger, Georgianas, Inglaterra, ganha efeito escultural na passagem para o hometheater.
Para o bar, outra escolha exótica, armário de Farmácia em Ferro natural, França 1930, século 20, coroado por outro Buda, este da Tailândia, século 18.
Na sala de jantar, pendente da fúcsia, é foco das atenções. Sobre à mesa de jantar em pergaminho, bowl em murano com pó de ouro; e composição de castiçais em cristal "orrefors", Suécia 1970. As cadeiras ( em " faux baboo", Inglaterra 1940, século 20); são de laca e ganharam assento em palha italiana . Tapetes, cortinas em Bauhaus.
Além da tecnologia e da automação; outros confortos no hometheater. Sofás, Pufes, e um móvel multiuso, tapetes, iluminaçao, luminárias de pé, e obras de arte. Destaca-se o par de potisches em porcelana prateada, e máscaras africanas da costa do marfim em ébano, montadas sobre base de acrílico. Vale notar sobre o pufe, uma pequena coleção de pincéis chineses.
O quarto é lindo apenas pelo essencial chique. Cabeceira em veludo delavé.
Colchas, travesseiros e rolos com tecidos Sedan. Sobre o par de criados-mudos em espelho com puxadores em cristal, abajures. O lustre central, em murano vermelho. A cortina confeccionada em seda dois tons.

sábado, 19 de julho de 2008

ILUMINAÇÃO À SEU FAVOR.




Saber usar a luz artificial, é uma arte. Afinal ela pode ressaltar texturas e variar cores, tons e climas.
A luz é a primeira impressão da arquitetura. Uma espécie de visão responsável por mais espaços, conferindo a eles qualidades - tanto para o execício de tarefas práticas do cotidiano, quanto para o conforto e relaxamento. Por isso, a iluminação deve ser encarada como elemento vital da arquitetura, e não apenas como complemento para clarear os ambientes. Até porque o cotidiano, cada vez mais dinâmico e movido por tecnologia, tem exigido espaços flexíveis, muiltifuncioanais e versáteis, destinados a tarefas distintas em diferentes periódos do dia. Aproveitar a luz natural e manter nossa relação visual, com o mundo externo são também importantes, mas precisamos ter domínio e controle sobre isso.

LUZ INDIRETA,
1 - È aquela para criar diferentes cenas de acordo com o momento: indireta na arandela e na sanca . Trata-se da iluminação projetada em um objeto ou uma parede que, por sua vez, espalha a luz para todo ambiente. Como a fonte de luz para todo ambiente. Como fica oculta, permite maior controle do ofuscamento. Ela é difusa, suave, uniforme e igualmenter distribuida nas superfícies verticais e horizontais. Indicada para entrada, circulação, salas de estar e jantar, home theater, dormitório, banheiro, copa, área externa e cozinha.

LUZ DIRETA,
2- È aquela luz que incide, predominantemente, em direção e praticamente, é toda voltada ao plano horizontal. Por ser homogênea, não cria muito contraste. Mesmo assim, ao empregá-la, deve-se tomar cuidado com as sombras, que podem ficar marcadas no piso.
Na figura 1 luz da sanca é direta.
Indicada para: salas de estar, dormitório, closet, banheiro, home office,
copa, cozinha, lavanderia, aréa externa, área de lazer e garagem.
Lustres são bons aliados para uniformizar a luz e dar um charme extra ao local. No caso do projeto o item também preenche o pé direito.
No projeto, na figura , 2.1 a iluminação direta e difusa com o uso dos plafons, embutidos, feitos com lâmpadas fluorescentes quentes. Assim consequi-se iluminar, por igual, todos os detalhes da sala de estar e criou-se um ambiente, leve e único.
Na sala de almoço, na cozinha; a iluminação homogênea ( lâmpadas incandescente e fluorescente); traz conforto visual. Embaixo do armário a bipino possibilita que se trabalhe com os alimentos na bancada. Resultado de uma combinação; um efeito dourado e aconchegante.

DESTAQUE.
3 - É uma iluminação que acentua ou enfatiza objetos, superfícies, e elementos arquitetônicos. Geralmente, seu efeito é obtido com o uso de spots ( luminárias direcionáveis ), criando-se uma grande diferença de iluminância no ambiente.
Indicada para entradas, salas de estar, e jantar, home office, varanda, piscina, jardins ou qualquer outro espaço que tenha acessérios que mereçam.

4 - ORIENTAÇÃO.
Esse é um modo bastante concentrado de luz que cria ou indica uma direção, predominantemente, próxima ao chão. Pode ser feito com o uso de luminárias de balizamento ou sinalização instaladas no solo ou no rodapé em fileira, formando um caminho.
Indicada para circulação, home theater, varanda, piscina, jardim ou locais que pedem luz de orientação.


5 - WALL WASHER.

Ele se caracteriza por um " banho de luz" sobre uma superfície grande, geralmente na área externa dos edifícios. É usado para elevar a percepção das proporções e marcar os limites desse espaço, já que um plano iluminado de modo uniforme dá a sensação de amplitude.
Indicado para; entrada, sala de estar, aréa externa, ou lugares que tenham uma parede que se queira destacar.