sábado, 28 de junho de 2008

O que significa LED?

foto:reprodução
Afinal o que é esse tal de led? Por que e como emprega-lo em casa? Eis algumas dúvidas mais frequentes sobre essa forma versátil de trabalhar a luz. Descubra o bê-à-bá e fique por dentro do que você vai usar nos próximos anos.
LED, significa mais luz com menos despesas, e é adaptável a qualquer metragem.
Para produzir a luz, as lâmpadas convencionais, utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta, descarga de gases, entre outros elementos. Led, é sigla em inglês para diodo emissor de luz (LIght Emitting diode), ou seja, um componente semicondutor de tamanho reduzido - uma espécie de chip - que converte enérgia elétrica em luz. Êle é constituido de uma série de camadas de semicondutores e, dependendo do material utilizado na composiçao, emite determinada cor. Como esse processo não o desgasta, o Led não queima, como ocorre com outras lâmpadas.
A única coisa que acontece é que, com um determinado tempo de uso ( cerca de cem mil horas ), êle começa a perder o brilho
Atualmente são comercializados nas cores azul, verde e vermelho, ou em diferentes tons de branco ( amarelados ou azulados ).
Devido `a pequena dimensão, o Led é muito usado na industria automobilística e de telecomunicações.
Nas casas é mais empregado como luz de sinalização, balizamento e ornamentação, mas, a cada dia, permite novas aplicações, como iluminação de foco e luz difusa.

TIRANDO AS DÚVIDAS.

1- Quais as vantagens ?
O Led possui alta resistência a impactos e vibrações, é pequeno, mas com alta eficiência de colorido, possui vida longa, estabilidade em diferentes temperaturas, não emite radiação infravermelha nem ultra violeta, e tem baixo consumo de energia. Além disso, reduz a quantidade de emissão de gás carbonico no planeta. Não desbota as roupas e as obras de arte quando o foco é dirigido.

2- Qual a duração ?
O led tem vida util estimada em quase cem mil horas, ou o equivalente a 90 anos ligado, durante 3horas por dia. Assim ele reduz a nescessidade de troca de lâmpadas e de manutenção.

3- Qual a diferença com relação a iluminação convencional ?
Além do tempo de vida útil e do consumo reduzido, o Led não precisa de pontos de luz fixos no teto ou nas paredes. Diferentemente de outros tipos de lâmpadas, ele pode ser instalado em qualquer tipo de base, como cimento, madeira ou plástico. Por conta disso é possível inclusive embuti-lo em objetos como mesas, prateleiras e camas.

4- Pode ser usado em iluminação cênica para casas ?
Sim. Pode-se personalizar a luz nas cores azul, vermelha, verde, e na intenssidade desejada.

5- O custo de instalação é alto ?
Depende. Como em qualquer outra tecnologia, quando mal aplicada pode se tornar despendiosa. É importante analisar a relação custo-benefício. Além disso o preço de um led, varia de acordo com a tecnologia com a qual ele é feito, ou como foi pesquisado, quantidade produzida e a concorrência.
A sugestão é unir, no projeto o led a outras lâmpadas, como fluorescentes e incandescentes. Dessa forma para cada atividade, utiliza-se a iluminação mais adequada.

6- Ele pode ser exposto ao tempo e instalado dentro da àgua ?
Depende.Se a luminária foi feita para instalações externas, portanto resistentes e seguras para essa aplicação, pode ser inserido a céu aberto, já que é resistente às variações climáticas. Da mesma maneira existem luminárias para instalações subaquáticas, resistentes e seguras para essa aplicação. Mas, nesse caso, é recomendável que a instalação desses equipamentos tenha a orientação de profissionais qualificados.
( Casa & Decoração)

2 comentários:

Ana disse...

Oi Marcia, mesmo que seu post seje do ano passado me serviu pra o conhecimento das luzes LED, pois nao conhecia. Eu sou estudante de Design da Ulbra em Carazinho RS, e estou fazendo um projeto de embalagem de uma das disciplinas que nesse semestre curso, e tem haver com luzes Led, pois estou criando uma embalagem para as novas lampadas da philips Led Master, já ouviu falar? Poisé , muito obrigado por ter seu espaço com conhecimentos que sempre ajuda.
Abraços Marcia.

Ana Paula Goulart
anynha_goul@hotmail.com

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA PELAS EXPLICAÇÕES SOBRE O LED, FOI MUITO ÚTIL. AFINAL NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DE LED EM MINHA VIDA, JÁ QUE PRECISEI USA-LO NO TRABALHO ESCOLAR COM O MEU FILHO. VALEU PELA AJUDA!