segunda-feira, 30 de junho de 2008

Feng Shui

Na busca do equilíbrio entre o meio ambiente e o espaço onde se habita, há milhares de anos os chineses acabaram por desenvolver uma prática de harmonização. Nascia assim o feng shui.
Dentre os preceitos do fen shui, as cores dos locais onde as pessoas transitam ou permanecem por um perìodo de tempo são ferramentas poderosas para reproduzir sensações de tranquilidade, equilíbrio e paz, as mesmas que costumamos experimentar quando em contato com a natureza. Para assegurar tais condições aos espaços da casa, os chineses criaram um esquema batizado de ba-guá. Dotada de nove quadrantes esta figura setoriza as aréas mais importantes e das pistas de como ativa-las de modo que a energia circule corretamente. Aqui, você verá como as cores podem funcionar como curas.

QUARTO DE CRIANÇA
O verde é bem vindo por trazer tranquilidade. O azul também acalma mas não é recomendado aos timídos. Para ativar a alegria use o cor de rosa.
Vale também lembrar que os efeitos positivos podem ser obtidos por meio de objetos de decoração, plantas, espelhos e cristais. De acordo com a Escola do Chapéu Negro, a corrente feng shui mais divulgada no Ocidente, bá-gua´deve ser aplicado sobre a planta baixa tanto da casa como dos ambienetes, sempre com a aréa do trabalho alinhada com a porta prinicipal. Posicionada assim, a figura mapeia o espaço inteiro, determinando a posição dos demais quadrantes. O guá relacionado a PROSPERIDADE é regido pelo elemento madeira; a aréa FAMÍLIA pede cores verde, azuul violeta.

SALA DE JANTAR
Tons alaranjados são alegres e estimulam a conversação. A paleta dos verdes é uma boa pedida para quem prefere refeições mais tranquilas.
Cantos posicionados da ESPIRITUALIDADE, são do elemento terra. Cores: azul-escuro, verde e preto. TRABALHO, relaciona-se à água. Cores: todas as escuras ( os tons do mar profundo) e pricipalmente o preto.

Nenhum comentário: